Faleceu na manhã desta sexta-feira, 23 de junho, aos 74 anos, o professor da Faculdade de Farmácia e coordenador do Instituto Nacional De Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB)Diógenes Santiago Santos. O velório ocorre hoje, a partir das 16h30min, na sala 1 do Crematório Metropolitano, na av. Prof. Oscar Pereira, 584 – Azenha, Porto Alegre. A cerimônia de despedida está marcada para às 20h45min.

Professor da PUCRS desde 2003, Diógenes coordenou a implantação do Instituto de Pesquisas Biomédicas e do Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional. Foi diretor presidente da empresa de base tecnológica Quatro G Pesquisa e Desenvolvimento Ltda, situada no Tecnopuc, orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e Biotecnologia Farmacêutica e pesquisador referência na área de doenças negligenciadas como a tuberculose. No INCT-TB, onde estava atualmente, liderava pesquisas com alvos metabólicos do bacilo da tuberculose para utilização na fabricação de vacinas e drogas, sendo responsável, por exemplo, pela aprovação da vacina BCG na Organização Mundial da Saúde, permitindo o seu uso em todo o mundo, e por dois depósitos de patentes – inclusive nos EUA – pela PUCRS e empresa Quatro G. Referência na área, Santos foi vencedor em 2012 na categoria Saúde, no Prêmio Santander Ciência e Inovação.

A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Carla Bonan, destaca a brilhante trajetória acadêmico-científica do pesquisador, que também era assessor nas áreas de Saúde e Biotecnologia na Propesq. “Diógenes esteve sempre engajado em grandes projetos que contribuíram para a excelência da pesquisa da PUCRS e para a formação de pesquisadores altamente qualificados na área da saúde, que hoje atuam em todo o país e no exterior”, ressalta Carla. Jorge Audy, assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Reitoria da PUCRS e presidente da Anprotec, lembra que Santos teve relevante papel no avanço das pesquisas na área de biotecnologia na Universidade e, em especial, na criação do primeiro INCT em uma instituição privada no RS, tendo formado uma qualificada geração de pesquisadores na sua aérea de atuação.

 

Fonte: PUC-RS - http://www.pucrs.br/blog/pesquisador-diogenes-santos-morre-aos-74-anos/


Sobre a Rede TB

A Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) é uma Organização Não Governamental (ONG) de direito privado sem fins lucrativos, preocupada em auxiliar no desenvolvimento não só de novos medicamentos, novas vacinas, novos testes diagnósticos e novas estratégias de controle de TB, mas também na validação dessas inovações tecnológicas, antes de sua comercialização no país e/ou de sua implementação nos Programa de Controle de TB no País.


bt2

Contato

E-mail: redetb.rp@gmail.com

Tel: +55 (21)3938 - 2426
Tel/ Fax: +55 (21)3938 - 2431.

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 21941-904

Assine a newsletter da Rede TB

Curta Rede TB no Facebook