Terminou na tarde de quinta-feira (26/10) a assembleia da Parceria Brasileira contra a Tuberculose/STOP TB Brasil. O fórum formado por representes da sociedade civil, fóruns  e redes, gestores e academia, iniciativa privada e organismos internacionais com atuação Brasil,  existe há 13 anos,  e atua na área de divulgação  de ações e interlocução com o Ministério da Saúde acompanhamando o Plano Nacional de TB, além de outras frentes, que visem a eliminação da tuberculose.

Ao final do encontro de dois dias foi eleita a Coordenação Executiva para os próximos dois anos, sendo escolhida Márcia Leão da Federação das Bandeirantes do Brasil, secção RS, como coordenadora executiva e Ricardo Malacarne, da Rede de Comitês, como adjunto. Também se decidiu que a coordenação atuará de forma colegiada envolvendo ainda Jair Brandão ( Gestos/PE) e Liandro Lindner ( segmento fóruns e redes). Compõe ainda a Coordenação a Rede TB, ENSP/Fiocruz, CNC, OPAS além da gestão do PNCT e o Programa de Tuberculose do Ceará.

 

Segundo a nova coordenadora, as prioridades para o próximo biênio são a busca de sustentabilidade, a ampliação da incidência política  e a busca de interligação de agendas, sobretudo junto ao movimento e gestão voltadas para a aids e saúde mental e a iniciativa privada, bem como estimular a difusão do conhecimento, acompanhando pesquisas e inovações tecnológicas. Além disto, se pretende estimular formas de comunicação eficientes entre os membros da Parceria e os diversos segmento ali representados.

 

Foram eleitos por segmento:

 

ONG- Márcia Leão da Federação das Bandeirantes do Brasil, secção RS

Jair Brandão (Gestos/PE)

Foruns e Redes-  Ricardo Malacarne (Rede de Comitês Metropolitanos -SC)

Liandro Lindner (Fóruns e Redes)

Academia- Afranio Kritski (Rede TB)

Monica Kramer (ENSP-Fiocruz)

Gestores- Denise Arakaki (PNCT)

Sheila Santiago (PCT/CE)

Agencias - Fábio Moherdau ( OPAS)

Setor Privado- Deise Souza (CNC)

 

Fonte: Parceria Brasileira contra a Tuberculose/STOP TB Brasil


Sobre a REDE-TB

A Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) é uma Organização Não Governamental (ONG) de direito privado sem fins lucrativos, preocupada em auxiliar no desenvolvimento não só de novos medicamentos, novas vacinas, novos testes diagnósticos e novas estratégias de controle de TB, mas também na validação dessas inovações tecnológicas, antes de sua comercialização no país e/ou de sua implementação nos Programa de Controle de TB no País.


bt2

Contato

E-mail: redetb.rp@gmail.com

Tel: +55 (21)3938 - 2426
Tel/ Fax: +55 (21)3938 - 2431.

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 21941-904

Assine a newsletter da REDE-TB

Curta REDE-TB no Facebook