A tuberculose continua a ser um grande assassino apesar do desenvolvimento de uma melhor prova para detectar a doença.

Há sete anos, a comunidade global de pesquisadores, trabalhadores de saúde e ativistas que lutavam contra a tuberculose era eufórica. Um teste histórico de 2010 mostrou que um novo teste genético foi altamente eficaz no diagnóstico da tuberculose, levando a esperanças de que os países pudessem finalmente controlar a doença, o que matou 1,45 milhões naquele ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS), aprovou prontamente o teste, chamado GeneXpert, e promoveu seu lançamento ao redor do globo para substituir um teste baseado em microscópio que perdeu a metade de todos os casos.

Leia o artigo completo (em inglês) clicando aqui


Sobre a REDE-TB

A Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) é uma Organização Não Governamental (ONG) de direito privado sem fins lucrativos, preocupada em auxiliar no desenvolvimento não só de novos medicamentos, novas vacinas, novos testes diagnósticos e novas estratégias de controle de TB, mas também na validação dessas inovações tecnológicas, antes de sua comercialização no país e/ou de sua implementação nos Programa de Controle de TB no País.


bt2

Contato

E-mail: redetb.rp@gmail.com

Tel: +55 (21)3938 - 2426
Tel/ Fax: +55 (21)3938 - 2431.

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 21941-904

Assine a newsletter da REDE-TB

Curta REDE-TB no Facebook