O tratamento dos doentes é a melhor forma de se evitar a disseminação da tuberculose, pois quanto mais rápido for feito o diagnóstico, menor será a chance de disseminar a doença para outras pessoas.

Quando há um doente em casa, as condições da habitação são importantes para diminuir o contágio.

Mantenha a casa limpa, ventilada e deixe o sol entrar. Para os portadores do bacilo, uma boa alimentação diminui o risco de adoecer e aumenta a possibilidade de cura.

Alimentar-se bem é fundamental.

A vacinação com BCG (bacilo de Calmette-Guérin), aplicada em crianças recém-nascidas, não protege contra o contágio, mas evita formas graves da doença.

 

foto: http://www6.ufrgs.br/revistaoca/anteriores/2006_01/imagens/prato3.jpg

Sobre a Rede TB

A Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) é uma Organização Não Governamental (ONG) de direito privado sem fins lucrativos, preocupada em auxiliar no desenvolvimento não só de novos medicamentos, novas vacinas, novos testes diagnósticos e novas estratégias de controle de TB, mas também na validação dessas inovações tecnológicas, antes de sua comercialização no país e/ou de sua implementação nos Programa de Controle de TB no País.


bt2

Contato

E-mail: redetb.rp@gmail.com

Tel: +55 (21)3938 - 2426
Tel/ Fax: +55 (21)3938 - 2431.

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 21941-904

Assine a newsletter da Rede TB

Curta Rede TB no Facebook