Normalmente cospe sangue quem tem alguma doença pulmonar. Entretanto, várias doenças pulmonares podem causar hemoptóico (secreção pulmonar com sangue) ou hemoptise (cuspir sangue puro).

A tuberculose é apenas uma dessas doenças, ou seja, não é a única. Em caso de suspeita, deve-se imediatamente procurar um Posto de Saúde próximo à sua casa e informar seus sintomas ao médico.

Para confirmar se o paciente realmente tem tuberculose, o médico poderá solicitar uma radiografia do tórax ('chapa' do pulmão) e o exame do escarro (baciloscopia).

 

ilustração: http://contasabertas.uol.com.br/noticias/imagens/foto%20tuberculose.GIF

Sobre a Rede TB

A Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB) é uma Organização Não Governamental (ONG) de direito privado sem fins lucrativos, preocupada em auxiliar no desenvolvimento não só de novos medicamentos, novas vacinas, novos testes diagnósticos e novas estratégias de controle de TB, mas também na validação dessas inovações tecnológicas, antes de sua comercialização no país e/ou de sua implementação nos Programa de Controle de TB no País.


bt2

Contato

E-mail: redetb.rp@gmail.com

Tel: +55 (21)3938 - 2426
Tel/ Fax: +55 (21)3938 - 2431.

Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ - Brasil. CEP: 21941-904

Assine a newsletter da Rede TB

Curta Rede TB no Facebook